quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Barba... Eu não tenho, mas se você tem vai a dica


Dicas para um barbear perfeito

Você sabia que a barba de um homem adulto cresce em média um centímetro por mês? E que, se você é daqueles que gosta de manter o rosto livre de pêlos, vai passar pelo menos 3 mil horas de sua vida barbeando-se?

Todo esse tempo passado em frente ao espelho certamente vai garantir uma aparência mais leve ao seu rosto. Por outro lado, a agressão constante da lâmina de barbear pode causar alguns transtornos e comprometer a saúde de sua pele.

A dermatologista Flávia Addor, da clínica Medcin Instituto da Pele e médica parceira da Natura, aponta como problemas mais freqüentes as irritações decorrentes dos machucados da lâmina, o ressecamento da pele e a pseudofoliculite (pêlos encravados), comum em homens de barba cerrada ou pêlos muito crespos.

No caso de homens de raça negra, os pêlos cacheados costumam se retorcer e penetrar novamente na pele durante o crescimento, causando a inflamação da derme dois ou três dias após o barbear.

Homens de pele muito sensível também sofrem com os efeitos da lâmina. As bolinhas vermelhas que se formam no local costumam ser doloridas, além de abrirem espaço para a ação de bactérias e fungos que causam infecção.

Por isso, para amenizar esses problemas, é cada vez mais importante combinar a tarefa de fazer a barba com o hábito de tratar a pele. Além de garantir a boa aparência, você estará cuidando da saúde e do seu bem-estar.

Para um barbear perfeito, informa Flávia Addor, é importante o uso de produtos específicos para esse fim, que podem ser encontrados na forma de mousse, creme ou gel. "Eles hidratam a pele, amolecem os pêlos mais rapidamente e facilitam o deslizamento da lâmina no rosto", afirma.

O Gel Espumante para Barbear e o Creme de Barbear Não-espumante, ambos da Linha Natura Homem, são exemplos de produtos que proporcionam um barbear suave e confortável e protegem a pele contra as irritações mais comuns. Ao ser espalhado no rosto, o Gel Espumante transforma-se em uma espuma que facilita o deslizamento da lâmina sobre a pele. Já o Creme de Barbear, devido à sua fórmula não-espumante, além de cuidar da pele, é especialmente recomendado aos homens que mantêm parte da barba, pois permite a perfeita visualização dos pêlos a serem eliminados.

Seja qual for o produto escolhido, é importante que ele seja aplicado em boa quantidade e espalhado como se você estivesse massageando o rosto. Os movimentos circulares ajudam a amaciar a pele e facilitam a retirada dos pêlos.

O uso de bálsamos e loções pós-barba, observa Flávia Addor, é essencial. Esses produtos têm efeito suavizante e conferem à pele uma sensação de limpeza e frescor muito agradável. Eles também restabelecem a hidratação natural da pele, protegendo-a das agressões externas.

Uma boa opção é o Gel Após Barba, de Natura Homem, que além de hidratar sem deixar a pele oleosa e proporcionar uma sensação de frescor, reduz irritações e vermelhidões comuns ao barbear e inibe a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Outras dicas importantes


• Os melhores momentos para remover os pêlos da barba são logo após o banho, quando o rosto está úmido e a pele mais macia, ou à noite, quando o rosto tem mais oleosidade natural e a pele está relaxada;
• Antes de aplicar o creme de barbear, lave o rosto com água morna para abrir os poros;
• Comece pelas áreas com pêlos mais macios, como as faces do rosto e o pescoço;
• Utilize lâminas novas, pois elas cortam melhor e provocam menos ferimentos;
• Ao movimentar a lâmina, acompanhe o sentido em que os pêlos crescem;
• Ao finalizar o processo, enxágüe o rosto com água em abundância e não esfregue a toalha no rosto, apenas seque-o levemente;
• Se a sua pele é muito sensível, evite usar bronzeadores ou filtros solares imediatamente após o barbear. Evite também fazer a barba no mesmo dia em que irá nadar, pois o cloro e o sal da água irritam a pele;
• Durante o fim de semana, dê um descanso para o seu rosto.




Fonte: Natura.net

2 comentários:

  1. Aooooo Conha...........

    como eu sou um cara mto barbado!!
    vo aproveita a dica e faze igual o tiozinho ai da foto!!
    vai fika um arraso hein!!
    hauHAUhuahUAHUhauh

    bjo conhada!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk,

    Style demaisssss! Deve ter q usar um laquê pra segurar!

    ResponderExcluir