segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Reciclagem de caixas e latas


O programa Ateliê na TV (Rede Vida), sempre ensina diversas técnicas de artesanato. No dia 05/08/2008 ensinaram uma técnica de reciclagem para latas e caixas de leite. Achei ótimo, pois o fim destes sempre é o lixo.

Materiais:

Caixa de Leite Vazia

· Saquinho de Pão

· Cola Branca da Glitter

· Pinta Couro verde e preto

· Purpurina em Pasta ouro rico

· Pincel Condor 484, largo

· Fita ou fitilho dourado

· Tesoura

Passo-a-passo:

1.) A caixa deve estar previamente limpa e corte a caixa na primeira dobra. Passe a cola por partes, começando pela frente. Amasse bem a folha de pão, abra levemente e cole. Repita a operação em todas as laterais, inclusive no fundo. Espere secar por aproximadamente 15 minutos.

2.) Misture Pinta Couro verde e preto, escurecendo um pouco, de acordo com a sua preferência. Aguarde a secagem. Você pode acelerar a secagem com secador.

3.) Passe a Purpurina em Pasta suavemente com o Pincel, criando tons de dourado. Caso deseje, você pode passar verniz spray.

4.) Aproxime as extremidades da caixa. Há 3cm de distância, fure a caixa dos dois lados. Passe a fita ou fitilho de frente para trás e trás para frente, finalizando com um laço.

Eu fiz em casa com umas latas que tinha, porém usei, papel de revista, base acrílica branca, e verniz vitral verde. E para dar o tom dourado usei tinta para tecido, na cor ouro velho.

Ficaram assim:


Image and video hosting by TinyPic

3 comentários:

  1. hummm!!!achei muito interessante e gostaria de saber se pode usar qualquer tipo de papel quero fazer tenho algumas latinhas e caixas!!adorei a idéia , como se chama mesmo esta técnica???o passo a passo!!pode??

    ResponderExcluir
  2. Lenise, o nome da técnica eu nem sei se existe, mas vai, vamos brincar q seja a técnica do amassadinho ;)!

    O papel a ser usado pode variar, no pap original pede-se aquele papel de pão, sabe? Eu fiz essas latinhas verdes ai, com papel de revista amassado, mas muito bem amassado mesmo. E também já vi feitos com papel de seda, que dá um toque mais suave.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso esses trabalhos...amo esse efeito rústico!!!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir