sexta-feira, 8 de maio de 2009

Gravatas de novo???Sim!


Mas hoje com dicas de como combina-las com a camisa.

A regra mais importante para combinar a camisa, o terno e a gravata está na escolha de qual das partes quer destacar no look.

Para usar gravata listrada sob camisa listrada você deve escolher qual delas terá estampa mais larga e chamativa enquanto a outra deve ser o mais discreta possível. O mesmo vale para combinações com xadrez ou em ternos com riscas mais grossas.

Algumas regrinhas simples podem ajudar:

* Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
* Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
* Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
* Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.

As gravatas podem sinalizar sua personalidade. Se você ainda usa aquela mesma gravata desde de mil novecentos e bolinha, repense seus conceitos já! Mude a cor, a estampa; enfim, troque a gravata!


Lembre-se que a roupa expressa seu estado de espírito. Respondemos aqui as principais dúvidas no uso deste acessório:


Onde termina a gravata?

Ela deve sempre cobrir a fivela do seu cinto e parar por aí, independente da altura da pessoa.


Aqueles modelos com desenhos de personagens são legais para usar no dia-a-dia?

Na verdade não são bons nem pra usar no dia de São Nunca. Use modelos texturizados, lisos, com listras diagonais e com padrões geométricos discretos. Se você é um publicitário modernoso, pode usar um modelinho mais ousado, mas seja criativo nas cores. As chances de passar vergonha são menores!!


Gravata pode ser de qualquer tecido?

Antes de escolher cor, largura e estampa verifique na etiqueta qual a composição do produto. Deve ser 100% lã ou 100% seda. Ser composta com mais algum outro fio é possível, mas não são as melhores.


Existem manchas que podem comprometer a gravata definitivamente?

Manchas de gordura, cremes e molhos levam a gravata diretamente para o lixo. Tome muito cuidado!


Deixar a gravata guardada com o nó feito pode facilitar a vida?

Se dar nó em gravatas não é a sua especialidade, entendemos; mas não faça o nó hoje para usar a gravata amanhã com a intenção de evitar transtornos. Seus problemas só aumentarão, pois terá que desfazer o nó para passar a gravata e fazê-lo novamente.


Como passar gravatas?

Se isso for necessário regule o ferro elétrico de acordo com o tecido da gravata. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas. Estire a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.


Quando pode usar cores fortes (rosa choque, verde-limão, etc)?

Quando você estiver a fim de dar vexame. Uma gravata lisa rosa choque não combina com nada. As cores fortes podem compor a estampa da gravata com cores neutras como azul marinho, por exemplo. No entanto, essas mesmas cores em tons mais discretos (próximos aos tons pastéis) são boas opções sob camisas brancas. São interessantes em looks mais modernos: rosa claro, lilás ou amarelo claro.


Pode ir a um casamento sem gravata?

Para casamentos o ideal é ir com gravata. Mas os mais jovens podem deixar o acessório em casa, contanto que caprichem no restante da produção. Pode abrir mão da gravata, não do terno. Claro que se for um casamento na praia isso nao se aplica, pessoal!


Qual a diferença das mais estreitas e mais grossas? Como fica o nó?

É mais uma questão de tendência, em algumas estações a moda é usar gravatas mais grossas e em outras mais estreitas. O nó deve acompanhar a largura da gravata para ficar proporcional. Quanto mais larga a gravata, maior o nó.


É possível usar gravata e calça jeans? Quando?

Um homem de estilo mais arrojado pode usar gravata com calça jeans, mas com algumas condições. Com camisa e sapato social e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta. Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno. ATENÇÃO: Se de um calorzinho, esquece! Não dá pra tirar o blazer. Ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica extremamente brega. Essa combinação é ideal para jantares com amigos, sexta casual e eventos em que o terno não é imprescindível.

Espero que aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário