segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Peru Natalino da Marli


Gente eu jurava que ja havia selecionado as melhores receitas pra este especial de natal aqui no blog. Mas semana passada, navegando por varios blogs, encontrei um DELICIOSO, o Saboreando a Vida, e a sua dona, a Marli me autorizou transcrever aqui a receita do peru natalino dela. Achei fantástico os ingredientes usados para temperar. Simples, prático e saboroso! Então vamos lá a nossa derradeira receita natalina!

Ingredientes

1 peru congelado de cerca de 4kg
4 dentes grandes de alho
3 colheres (sopa) rasas de sal (ou a gosto)
1 pacote de sopa (ou creme) de cebola
1/2 xícara de molho de tomates (usei Pomarola Tradicional)
1/3 de xícara de vinagre (tanto faz ser branco ou tinto)
1/3 xícara de óleo culinário
Preparo
Na antevéspera descongele o peru e reserve na geladeira.
Faça uma pasta com o alho e o sal.
Misture a pasta de alho aos outros ingredientes.
Tempere o peru por dentro e por fora e introduza o tempero sob a pele do mesmo, metendo os dedos através da pele das sobrecoxas, temperando-as, e espalhando o tempero sob a pele do corpo da ave, até atingir o peito (se necessário, corte a película que une as sobrecoxas ao corpo do peru; mas faça tudo com muita delicadeza, para que a pele não se solte totalmente, pois isso deixaria a ave com um aspecto feio). Coloque o peru já temperado dentro de um saco plástico grande e feche-o. Ponha o na geladeira deixe-o ali por uma noite. No dia seguinte, coloque o peru numa assadeira grande, untada com óleo culinário. Amarre-lhe as pernas com um barbante e vire a ponta de cada asa para as costas.
Derrame um pouco do óleo sobre a ave e cubra-a com papel alumínio. Leve-a ao forno e deixe que asse por três horas, em forno médio (180º C). Retire o papel e deixe que asse mais cerca de uma hora, jogando, de vez em quando, o molho que se formou na assadeira, sobre a ave, para que essa não resseque. Quando o peru estiver bem corado e macio, e o molho tiver reduzido bastante, está pronto.

Notas (da Marli)
Se você não quiser que o seu peru fique com esse aspecto áspero (resultante dos componentes
da sopa de cebola e de outros ingredientes, passe o molho dos temperos por uma peneira). O molho dos temperos pode ser feito no liquidificador e a esse, você pode ainda juntar um bocadinho de cheiro-verde). Você pode decorar o prato em que for servi-lo, usando frutas ou vegetais coloridos a gosto.

MInha observação: achei até bem charmoso ele assim com aspecto aspero, sem contar a cor linda que fica, e outra coisa, nada impede de voces usarem este mesmo tempero num, chester, frãngão,franguinho ou outra carne, meu marido, faz um tempero parecido a base de pomarola para assar costelas na churrasqueira.Então se joguem sem medo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário