sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bobó de camarão




Esta receita é de uma tia minha, eu peguei no auge de minha adolescencia (14 aninhos), naquela época eu já adorava cozinhar.
Portanto, é uma receitinha prática e simples, sei que existem outras receitas de bobó mais sofisticadas. Mas esta é o tipo de receita pra quem nunca se atreveu a trabalhar com camarão,porque este pequeno ser tem todo um truque para que não fique borrachudo,ou mesmo pra quem quer mudar os aromas e sabores da sua cozinha rapidamente, assim, vapt-vupt, como diria o professor Raimundo da escolinha, mais ou menos da mesma epoca da receita.

Para começar, os ingredientes:

Camarão sem casca
caldo de limão
azeite
pimentão,cebola, tomate,tudo picadinho
temperos ao seu gosto (recomendo não faltar pimenta, louro)
mandioca cozida
1 vidro de leite de coco

Bom, devem estar se perguntando, assim tudo sem quantidade? Eu digo que sim, como disse a receita vem de uma tia, e era bem no estilo olhometro. Mas para facilitar um pouco, o meu bobó eu fiz com 1 pacotinho de camarão de 400gr, e 1 de mandioca de 500gr. Ou seja, aproximadamente em proporções iguais.

Primeiro passo:

Jogue agua fervendo no camarão, e escorra rapidamente, depois esprema o caldo do limão (para a minha qtde eu usei 1 limão grande).

Segundo passo:

Enquanto o camarão ta lá no limão, refogue numa panela com o azeite, cebola, pimentão, tomate e os temperos, deixe ate dourar, e acrescente o camarão escorrendo o caldo do limão.
Doure o camarão por uns 2 minutos.

Terceiro passo:

A mandioca cozida deve ser batida no liquidificador, formando um caldo, mais grossinho, então cuidado com a quantidade de agua que for colocar ao bater, porque o bobó tem que ficar como um creme aveludado, e não um caldo hein.

Acrescente este creme sobre os camarões, deixe ferver por uns 2 minutos, e adicione o leite de coco. Miture bem e desligue.

Quarto passo:

Saboreie e prepare-se para suar!


Observações:

1 - O camarão não pode cozinhar por mais de 5 minutos, senão vai virar um chicletinho.

2 - Se tiver como usar azeite de dendê, verá que vai conseguir um sabor todo especial no prato, hoje em dia encontramos em quase todos os supermercados, ficam lá lado a lado com óleos e azeites. O meu adquiri no mercado central de BH.

3- Deixe preparado o creme de mandioca antes de começar a dourar o camarão, assim não corre o risco dele passar do ponto.

4 - Se quiser servir numa moranga, fica lindo, e muito chique. A dica que dou é tire a semente da moranga, preservando a poupa e a tampinha em cima, besunte azeite por dentro dela, envolva em papel alumínio e leve ao forno medio por 1 hora e meia. A polpa da moranga vai estar molinha. ai é so colocar o bobó dentro e enfeitar com uns camarões maiores na borda. Coisa chique e fina hein?!

5 - Não tenha medo de usar o camarão congelado, aquele miudinho mesmo, pode até usar uns dos maiores juntos, mas para o bobó o importante é o sabor.

6 -Ahhh e hoje sim as fotos são do meu bobó, que até gente que diz não comer camarão se deliciou. E eu preparei tomando um delicioso lambrusco, que acabou sem nem eu perceber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário