quinta-feira, 20 de maio de 2010

Caldo de Mocotó prático



Caldo de mocotó era um dos pratos que estavam guardados na minha memória, como um prato chato, dificil e super demorado de fazer. Mas fiz ontem este na panela de pressão e demorou pouco mais de 1 hora pra ficar pronto. Vamos la anotar a receita pra aquecer os dias frios?

1 kg de mocotó (ja comprei cortadinho)
2 gomos de linguiça fresca (tipo toscana) picadinhos
salsa e cebolinha a gosto
2 cebolas medias
1 tomate picadinho
1/2 pimentão verde picadinho
2 folhas de louro
2 cubos de caldo de carne/bacon ou costela
1 limão
corante ou extrato de tomate a gosto
pimenta a gosto


Primeiro passo é lavar os pedacinhos de mocotó esfregando bem o limão e seu suco neles.

Feito isso, coloque na panela de pressão os mocotós, 1 cebola picada grosseiramente,1 cubo de caldo de carne, as folhas de louro e agua que cubra todos os pedaços (mais ou menos uns 3 dedos acima dos pedaços). Tampe a panela e conte a partir do momento em que começar a chiar 50 minutos. Se não estiver segura quanto a quantidade de agua colocada, abra antes, verifique, complete e volte a ferver.

Passado este tempo, o mocotó ja terá se soltado do osso, ai vc vai tirar todo ele, e passa no liquidificador com o proprio caldo, deixando sem bater somente o q ficar solto e bem pequenininho.

Em uma panela separada frite a linguiça que deve esta bem picadinha, com a cebola restante e o pimentão, adicione isso ao caldo batido, jogue a salsa e cebolinha e a pimenta e deixe ferver. Prove o sal, caso ache necessário, acrescente o outro caldo de carne. Ai é so servir-se e preparar-se para ficar bem quentinho.

P.s: Fiquei até emocionada porque consegui pegar até a fumacinha do prato na foto! rsrsrsrs

Ah e não ficou gorduroso como os que eu ja havia comido antes, visto que não acrescentei mais nada de óleo, e quem quiser deixar ainda mais light dizem que basta colocar na geladeira por 2 horas, antes de passar no liquidificador, ai a gordura ficará por cima e é so retirar. Mas ai vai deixar de ser prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário