quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ossobuco ao vinho



O Ossobuco é um prato tradicional italiano da região da Lombardia, em especial da cidade de Milão.Significa literalmente "Osso (com) buraco. A explicação desta designação é simples: no norte da Itália (região da Lombardia) o chambão (perna) de vitela ou vaca é cortado às rodelas juntamente com os ossos. Cada rodela tem no centro um bocado de osso em forma de tubo. No "buraco" encontra-se o tutano que não deve ser retirado.

Esta é a definição dada pela internet. A minha definição de ossobuco seria: UM TREM DANADO DE BOM!!!!

E para fazer o meu ossobuco, dei uma pesquisada rápida, mais para saber o tempo de cozimento e procedi da seguinte forma:

Peguei as rodelas de carne e deixei marinar por 1h em vinho tinto, cebola ralada, alho, sal e pimenta do reino.

Feito isso levei a panela de pressão, acomodando bem as rodelas ao fundo e usando todo caldo da marinada (cerca de 250 ml de vinho), e completei com agua ate que estivessem todas cobertas, coloquei uma folhinha de louro e deixei cozinhar por 45 minutos.

Para acompanhar, arroz branco, salada e batatas fritas na margarina (sim exagerei nas calorias, mas garanto que compensou).

Minhas considerações;

- Deveria ter aberto na metade do cozimento para checar a quantidade de agua, pois deu uma leve grudadinha no fundo.
- Deveria ter amarrado as rodelinhas para não perderem o formato chiquetoso.
- Deveria ter feito mais 1 hora de bicicleta para compensar as calorias ingeridas!!!

Ficou divino, com certeza haverá repeteco e eu seguirei essas minhas considerações finais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário