sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

E um pouco sobre a cultura mexicana






Para quem se deliciou com as receitas, e ficou querendo saber um pouco mais...

A cultura do México reflete a complexidade da história mexicana, resultante da mistura das civilizações pré-hispânicas da Mesoamérica com a cultura de Espanha, transmitida durante os 300 anos de colonização espanhola do México. São ainda sentidas na cultura mexicana influências dos Estados Unidos da América e, em menor grau, da Europa, África e Ásia.

Artes plásticas


As artes plásticas do México contam com a enorme riqueza herdada das antigas civilizações indígenas. Apesar da destruição sistemática do seu patrimônio artístico, monumentos e símbolos pré-colombianos efetuados nos tempos da colônia, os sítios arqueológicos pesquisados e por pesquisar são muitos e de grande interesse.

A atividade arquitetônica, sobretudo de edifícios religiosos,foi intensa a partir da conquista do território pelos espanhóis. A arte colonial é fruto não só do traslado das formas plásticas européias para outro continente, mas também de sua adaptação à mentalidade e às tradições profundas de suas terras de adoção.

O barroco mexicano do século XVIII, muito bem caracterizado, levou ao extremo a decoração deslumbrante de fachadas e interiores. Escultura, pintura e ourivesaria foram postas a serviço dessa arte que tanto se arraigou em terras mexicanas.

Cinema

A história do Cinema do México começa no início do século XX, quando vários entusiastas do novo meio documentaram acontecimentos históricos — em especial a revolução mexicana — e produziram alguns filmes que só recentemente foram redescobertos.

Durante os anos 20, foram produzidos muito poucos filmes, em grande parte devido à grande instabilidade do clima político.

Nos anos 30, depois de chegar a paz e alguma estabilidade política, a cinematografia mexicana arrancou de vez, e foram feitos vários filmes que ainda experimentavam o novo meio. É importante notar o modo como os primeiros cineastas mexicanos foram influenciados e encorajados pela visita que Serguei M. Eisenstein fez ao país.

Durante os anos 40, desenvolveu-se todo o potencial da indústria. Atores, atrizes e realizadores tornaram-se ícones populares e mesmo figuras com influência política em várias esferas da vida mexicana. A indústria mexicana recebeu um empurrão em consequência da reorientação dos esforços de Hollywood para filmes de propaganda, que deixou um espaço aberto para ser ocupado por outras indústrias. O México dominou o mercado cinematográfico da América Latina durante a maior parte dos anos 40, sem a competição da indústria norte-americana.

É esta época que recebeu o nome de anos de ouro do cinema mexicano. Atores como Pedro Infante, Jorge Negrete, Cantinflas, Joaquín Pardave, María Félix, e Dolores del Río ganharam popularidade. Gabriel Figueroa tornou-se um realizador aclamado internacionalmente, e Emilio Fernández e Luis Buñuel realizaram alguns dos filmes mais importantes do México.

Os temas dos filmes desses anos, embora na maior parte apresentados no formato de dramas ou comédias convencionais, tocaram todos os aspectos da sociedade mexicana, desde o ditador do século XIX, Porfirio Díaz e a sua corte, até histórias de amor, sempre manchadas pelo drama.


Gastronomia


A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Muita da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitos outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.

Literatura


A cultura literária pré-hispânica era transmitida por tradição oral, pelo que poco se conservou. Desse período, o escritor mais conhecido é o rei-poeta Nezahualcoyotl.

No século XX surgiram importantes figuras nascidas no Ateneo de la Juventud, como Alfonso Reyes, José Vasconcelos e Antonio Caso, que se tornaram expoentes da literatura e cultura mexicana pós-modernista.

Com a Revolução Mexicana, surgiu o grupo dos contemporâneos, que, espelhando-se nos movimentos vanguardistas da Europa (em especial França e Espanha), criaram um movimento literário que rechaçava a literatura de carater nacionalista. Os poetas Salvador Novo e Carlos Pellicer são escritores desta corrente.

Da chamada Geração de 52, Juan Rulfo e Pedro Páramo destacaram-se.


Música


A música do México encontra suas raízes na música folclórica como o mariachi e o Jarana. Atualmente, grupos como Molotov adquiriram notoriedade internacional dentro do que se chama de música popular. Neste cenário encontra-se também a banda pop RBD que foi um fenômeno e cantoras como Thalía e Paulina Rubio. Outros grupos, como Café Tacuba e Maná fazem parte do cenário rock da música mexicana. Também é mexicano o guitarrista Carlos Santana, cuja carreira iniciou-se nos anos 60 e a fama adquirida o levou a tocar no famoso festival de Woodstock.






Fontes: Wikipedia, google, youtube.

Margarita


Para finalizar este especial de delicias mexicanas, não poderia faltar a famosa MARGARITA, feita a base de TEQUILA! Beba com moderação e ARRIBAAAAAA!

• sal
• • alguns cubos de gelo
• • 1 dose (40 ml) de tequila
• • 1 fatia de limão
• • 3 colheres (chá) de suco de limão
• • 2 colheres (chá) de licor cointreau

Esfregue a fatia de limão na borda de uma taça, coloque sal espalhado em um prato e encoste a borda da taça no prato para fazer a crosta de sal na taça. Coloque em uma coqueteleira o suco de limão, licor, tequila e cubos de gelo. Agite bem e despeje na taça eliminando as pedras de gelo(OU NÃO). Sirva.

Ceviche


Ceviche

Pimenta-malagueta sem sementes, a gosto
3 cebolas médias cortadas bem fino
½ quilo de filés de linguado
Salsinha para polvilhar
Suco de 6 limões
Sal


Cortar o peixe cru em tiras finas. Colocar em uma tigela e juntar a pimenta. Acrescentar os ingredientes restantes, menos a salsinha. Levar à geladeira de um dia para o outro. Temperar com sal a gosto e sirva, polvilhado com salsinha.Adicionar milho e pimentão.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Burritos de frango




1 receita de tortilla

Recheio:
1/3 de xícara de de chá de óleo
1/4 de xícara de chá de cebola picada
1 dente de alho amassado
Pimenta a gosto
250 g de molho de tomate
4 xícaras de chá de feijão cozido
2 xícaras de chá de carne de galinha cozida e desfiada
1 1/2 xícara de chá de queijo ralado
Como Preparar Burritos de Frango:
Junte 1 colher de sopa de óleo à mesma frigideira onde foram feitas as tortillas.
Acrescente a cebola e o alho. Frite até que a cebola doure.
Acrescente a pimenta. Junte o molho de tomate e aqueça. Acrescente 1 xícara de feijão e amasse bem com um garfo. Junte mais um pouco de óleo e mais um pouco do feijão, aquecendo e amassando novamente.
Continue até terminar o óleo e o feijão. Divida o frango em 12 porções. Coloque 1 porção no meio de cada tortilla. Cubra com umas 3 colheres de sopa da mistura de feijão.
Salpique com 1 colher de sopa de queijo ralado. Dobre um lado da tortilla sobre o recheio. Dobre o outro lado por cima.
Dobre as duas outras extremidades para formar um embrulho.

Foto mostrando a forma de se dobrar do blog Cinara´s place.

Quesadillas


Quesadillas

• 3 files de peito de frango cortados em cubinhos
• 1/2 cebola picada
• 1/2 pimentão verde picado
• 150 g de queijo mussarela ralado grosso
• 150 g de queijo cheddar ralado grosso
• Sal a gosto
• Pimenta a gosto
• 1 dente de alho picado
• Sour cream ou coalhada
• 2 massas prontas para tortillas (se forem pequenas use 4)


• Modo de Preparo
1. Tempere os filés de peito de frango e refogue em seguida, deixe ficar um pouco douradinho, mas não muito seco.Coloque a cebola picada e o pimentão, mexa até murchar.Coloque um pouquinho de manteiga na frigideira, mas só um pouquinho mesmo, para não ficar muito gorduroso, apenas para dourar as tortillas.Coloque o recheio, um pouco do frango refogado com a cebola e o pimentão, um pouco de queijo e feche a tortilla.Pressione um pouco.Quando estiver dourada de ambos os lados pode retirar.Se quiser coloque um pouco de sour cream dentro ou no topo de cada uma.Repita este processo com cada uma.

Sour Cream caseiro:

• 1 iogurte natural
• 1 cream cheese
• 1 caixinha de creme de leite
• Suco de 1 limão
Misture tudo até ficar homogêneo, deixe na geladeira por 2 horas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tortillas (para Tacos e etc)


Agora que ja temos a receita do Chili e do Guacamole, da pra montar um delicioso Taco com essas Tortillas.

Tortillas (para tacos)

Para a Tortilla de farinha de trigo:
Peneire 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 colher (chá) de sal. Misture 4 colheres (sopa) de banha/gordura hidrogenada e 180 ml de água morna. Transfira a massa para uma superfície plana e sove-a até ficar lisa e elástica. Cubra-a e deixe descansar por 1 hora. Em seguida, divida-a em 12 partes e abra círculos de 20 cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira e coloque um círculo de massa cada vez. Enquanto a tortilla estiver quente faça a dobra usando um pano de prato.


Para Tortilla de milho

2 xícaras de chá de polenta (flocos de milho pré-cozidos)
1 1/4 xícara de chá de água morna
Tortilhas


Coloque a polenta numa vasilha. Junte a água aos poucos, misturando bem. Amasse por uns 3 a 5 minutos. Deixe a massa embrulhada em plástico aderente ou papel impermeável enquanto prepara as tortilhas. Retire pedaços pequenos da massa e abra entre duas folhas de papel impermeável até obter um diâmetro de uns 15 cm. Frite dos dois lados em frigideira quente, sem untar, até que seque bem.

Cortando estes de milho em forma triangular teremos os Nachos.

Para montar os tacos recheie as tortillas com carne ou frango desfiados, vinagrete seco e queijo prato ralado por cima, mas há ainda quem recheie com chili, com carne seca desfiada, com carne e guacamole, tomate picado, alface...enfim, dá pra testar muitas variações que fogem um pouco do aspecto mexicano da coisa mas que ainda assim ficam muitos boas.

E também já se encontra prontas as tortillas em grandes mercados.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Guacamole


Continuando o especial mexicano... Arriba Arribaaaaaaaa!

Guacamole:


1 cebola pequena cortada em cubinhos
2 abacates pequenos
Suco de 1 limao
Raspas de limao (a gosto)
1 tomate sem semente contado em cubinhos
Salsa e coentro a gosto
Sal e pimenta a gosto
(para quem gosta de apimentado pode usar uma pitada de pimenta Caiena que fica otimo!)

Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira ate gelar e servir!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Chili


Esta semana vou fazer um especial com a culinária mexicana. Espero que gostem, eu to louca pra fazer uma noite mexicana!

Chili (Lê-se Tili)

Chili é um tipo de pimenta vermelha muito tradicional no Mexico, e também é o nome dado a este prato deliciosamente picante.


Ingredientes:

3 xicaras de feijão cozido apenas com sal e escorrido a água
1/2 kg de carne moida
Cebola, alho e pimentão vermelho a gosto
Pimenta vermelha a gosto (pode usar a dedo de moça)
1 folha de louro
1 pouco de cominho em pó
Chili (sim mais pimenta, mas se preferir dose as pimentas ao seu gosto)
1 xicara de molho de tomate
Sal a gosto
Queijo ralado

Preparo:

Amasse o feijão com auxilio de um garfo, deixando alguns grãos inteiros e reserve.
Reforgue a carne ate secar toda agua, junte as especiarias e coloque o molho de tomate com um pouco de agua, adicione o feijão amassado, deixe cozinhar ate virar uma papa grossa, acrescente os grãos q restaram inteiros do feijão.

Coloque em um refratario, cubra com o queijo ralado. Sirva junto com salgadinhos de milho (tipo Doritos, temos uma receita aqui), alface e se gostar mais queijo ralado.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Torta de frutas




Fica lindissima,saborosa e é uma boa oportunidade pra aqueles que mal comem frutas, saborea-las.

Ingredientes Massa:
1 pacote de bolacha doce (a sua preferida, sem recheio) triturada no liquidificador
aproximadamente 1/2 lata de creme de leite

Misture os 2 ate obter uma massa homogenea e que não grude nas mãos.

Abrir a massa numa forma de fundo removivel, ou não viu gente, se não tiver vai no pirex mesmo!Levar ao forno por aproximadamente 10 minutos ou ate que esteja douradinha.

Ingredientes Recheio:
1 lata de leite condensado
2 gemas peneiradas
2 a 3 colheres de sopa de maizena
1/2 xicara de leite
e o restante do creme de leite q vai sobrar da mistura para a massa.

Leve ao fogo todos os ingredientes, exceto o creme de leite, este acrescente somente depois de desligado, misture bem e coloque sobre a massa assada.

Frutas para cobrir, as que voce quiser e mais gostar (pessego, abacaxi, morangos, kiwis)

Disponha sobre o creme de recheio, e cubra elas com uma mistura de 1 colher de sopa de gelatina em po incolor dissolvido em 1/2 xicara de agua (ou da calda caso use pessego ou abacaxi em caldas).Isto vai dar aquele brilho lindo na torta, vai ficar com cara de coisa profissa sabe?

Deixe gelar e sirva!

As fotos, de diversos sites, de ideias para como montar as frutas sobre a torta.
Receita original, retirada mais uma vez das musas do Rainhas do Lar.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cozinhar milho verde no microondas


Adoro milho verde cozido. So de pensar me da agua na boca, achei um jeito facil de faze-lo.

1 espiga de milho
2 pratos
microondas

Coloque a espiga da milho dentro do prato, cubra com o outro e leve ao microondas por 4 MINUTOS. Ai é so passar aquela manteiguinha esperta e jogar um salzinho basico e mandar pra dentro.. hummmm...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Chips de Provolone


Apesar de não ser muuuuito light , eu adoro, saboroso, com uma cervejinha então... hummm...


Ingredientes
- aproximadamente 800 g de queijo tipo provolone curado no formato cilíndrico pequeno (+/- 2 cilindros)
- temperos opcionais: páprica picante, gergelim, sementes de papoula e orégano a gosto

Modo de preparo
Com auxílio de uma faca bem afiada, corte rodelas do queijo tipo provolone curado com +/- 2 mm cada. Reserve.

No microondas:
Forre o prato do microondas com uma folha de papel manteiga e distribua, por cima, as fatias de queijo de modo que fiquem separadas. Nesta hora, se desejar, salpique o tempero que quiser. Coloque o prato de volta no microondas e ligue o forno em potência alta e deixe por 3 ½ minutos. Retire-os da folha e deixe esfriar. Repita a operação até terminarem todas as fatias de queijo.

No forno:
Disponha as fatias de queijo sobre uma folha de papel manteiga dentro de uma assadeira, de modo que as fatias de queijo fiquem separadas. Nesta hora, se desejar, salpique o tempero que quiser. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 160ºC por 25 a 30 minutos. Retire imediatamente as fatias desidratadas da assadeira para que elas não tenham contato com a gordura que se desprende do queijo.

Deixe esfriar e guarde em sacos plásticos bem fechados, para mantê-los crocantes.

OBS: quanto mais curado o queijo estiver, melhor, pois soltará menos gordura.

Rendimento: cada 800 g de queijo rendem 500 g de chips

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Meu Puff de Garrafa Pet





Enfim, conclui o projeto.Postado aqui desde agosto, o puff de garrafa pet, tinha tudo pra dar certo, E DEU!!! Achei lindo, macio, fofo...

Usei, 24 garrafas no total, 12 inteiras, 12 cortadas.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Bolsa-toalha



Seja na praia, na piscina, na lagoa ou no clube, estas bolsas prometem ser um sucesso ne? Carrega tudo que você precisa e ainda da aquela secadinha depois de um mergulho.
E ainda em 2 modelos uma é sacola, a outra é uma bolsa de ombro.

Modelo com passo a passo da sacola site da Singer


Modelo com passo a passo da bolsa de ombro no blog Artemelza

Vamos lá, colocar as maquinas de costura pra funcionar? Se não tiver qualquer costureira faz hein gente! Não tem mistério...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"Passe-bem " Caseiro


Porque nem tudo na vida é saboroso, gostoso, fofo e criativo...mas podemos deixar essas coisas que não são assim mais fáceis.

1 medida de alcool
1 medida de amaciante
1 medida de agua

Misturar bem, colocar em um vidro e pulverizar sobre a roupa na hora de passar.

Veja aqui algumas dicas e truques para hora de passar.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rolinhos de pão de forma


Delicia rapida, para festinhas, aperitivos e afins!!!

Versão fria:

Rolinhos de pão de forma
1 pão de forma sem casca cortado na horizontal
1 xícara (chá) de Requeijão Cremoso Light
½ xícara (chá) de cebolinha verde picada
½ colher (chá) de sal
100 g de salmão defumado cortado em tiras (pode se usar, atum, presunto, peito de peru, enfim o que o paladar mais gostar)

1. Passe o rolo de massa sobre as fatias de pão até ficarem bem finas
2. Reserve
3. Em uma tigela, misture o Requeijão Cremoso Light , a cebolinha e o sal
4. Sobre cada fatia de pão, passe uma camada da mistura e distribua as tiras de salmão
5. Enrole-as como rocambole e envolva com filme plástico
6. Leve à geladeira até a hora de servir
7. Retire o papel e corte em fatias
8. Coloque em uma travessa e decore a gosto

Versão ao forno:

8 fatias de presunto
8 fatias de queijo prato (opcional)
1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida
2 colheres (chá) de mostarda
8 fatias de pão de fôrma macio e sem casca

Coloque a manteiga amolecida em uma tigela pequena, adicione a mostarda e bata até obter um creme homogêneo. Unte com 2/3 do creme as fatias de pão e coloque sobre cada uma delas uma fatia de presunto e/ou de queijo, recortando as sobras laterais. Corte as fatias de pão ao meio, no sentido do comprimento e enrole cada uma das metades, prendendo-as com palitinhos.
Arrume os rolinhos em uma assadeira e pincele-os com o restante do creme de manteiga com mostarda. Leve ao forno pré-aquecido até começar a dourar. Sirva imediatamente

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cebola inteira empanada - Blooming Onion


Esta receita é famosa do restaurante Outback, eu a comi no Senhor Chopp, e não posso deixar de dizer, é deliciosaaaaa, fantastica mesmo!

INGREDIENTES:

* 1 ovo
* 1 xícara leite
* 1 xícara farinha
* 1 1/2 colher (chá) sal
* 1 1/2 colher (chá) pimenta cayena
* 1/2 colher (chá) pimenta do reino
* 1/2 colher (chá) alho em pó
* 1/4 colher (chá) ervas
* 2 cebolas -- grandes
* óleo

Preparo:

Retire a casca da cebola, tomando cuidado para não retirar muita casca
Usando uma faca afiada, dividir a cebola em 4 partes, começando do alto para a raiz, deixando aproximadamente 1 cm de raiz.Repita esse processo ate chegar em 16 partes
Coloque a cebola em um recipiente e cubra com água fervente, reserve ate as pétalas começarem a abrir.Em seguida mergulhe em água gelada e reserve ate a cebola se abrir em flor e depois leve a mesma para uma peneira ate escorrer toda água.

Misture o ovo e o leite em uma vasilha. Mergulhe a cebola na mistura,abrindo as pétalas com cuidado para não quebrar. Misture a farinha, sal, pimentas, alho em pó e as ervas em outra vasilha e passe a cebola no mistura de farinha. É importante que todas as pétalas recebam a mistura com farinha, com cuidado abra as pétalas e polvilhe a mistura. Repita os procedimentos de mergulhar no leite e depois na farinha procurando cobrir todas as pétalas.

Em uma panela aqueça o óleo para que possa cobrir uma cebola. Quando estiver bem quente coloque a cebola para fritar por aproximadamente 10 minutos. A farinha deve ficar com uma tonalidade marrom escuro. Deixe fritar bem para que as pétalas centrais não fiquem cruas. Retire do óleo e deixe secar em papel toalha.

Servir com o molho de sua preferência (sour cream, rose, honey mustard)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Porta-celular



Os seus celulares também ficam no chão, ou mal colocados sobre algum móvel quando estão carregando???

Nossos problemas se acabaram, existe uma versão de porta-celular para venda, mas achei a versão faça voce mesmo, ate mais segura, pois não corre o risco do danadinho cair caso vibre durante o carregamento. Ameei, vamos logo catar um pote vazio e fazer o nosso?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Bolo de laranja


Esta receita peguei na tv quando ainda estava de férias, quando vi o Edu Guedes passando, imaginei, pronto, mais uma receita que não vai prestar...rsrsrsrs ... Porque??? Porque simplesmente vai uma laranja com casca e tudo na receita!!! Mas para minha grata surpresa, testei e aprovei! Até o maridão já fez ela sozinho (ôh orgulho)!

Ingredientes:

Bater no Liquidificador

* 1 laranja com casca, cortada em 4 pedaços, tirando as sementes e a parte branca
* 2 xícaras de açúcar
* 1 xícara de azeite
* 3 ovos inteiros.
* Depois passar para uma vasilha e acrescentar
2 xícaras de trigo e ½ colher de sopa de fermento.



Levar para assar em forma média de pudim ( buraco no meio ), untada e polvilhada, em forno médio, pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.

Coberturas opcionais:

CHOCOLATE:(Fiz esta)

- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó

- 10 colheres (sopa) de açúcar

- 2 colher (sopa) de manteiga

- 2 colher (sopa) de leite

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Misture até que fique homogêneo. Desenforme o bolo e cubra-o com a calda.


LARANJA:

- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

- suco de 1 laranja

Num bowl(nome chique para bacia ou tigela), misture os ingredientes até obter uma calda homogênea. Desenforme o bolo e cubra-o com a calda.