quinta-feira, 29 de abril de 2010

Abajur feito de taça




No site da revista Casa e Jardim surgiram com uma ideia prá la de bacana para copiarmos e decorarmos mesas, cantinhos... dando um toque de sofisticação e mistério.
So tenho a dizer que já estou colocando em prática, e logo logo mostro meus resultados. Enquantos isso vejam o original do site.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tranformando camisa masculina em camisete feminina


Uau, adorei, mais uma ideia fantástica daquele site gringo que postei dias atras, gente sigam as fotos, é muito facil fazer!

Passo a passo aqui no site

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ajeitadinho de abobrinha - Inventando receitas



Era uma vez 2 abobrinhas, um peito de frango desfiado, fatias de presunto e molho branco, ate que um dia se juntaram e viveram felizes para sempre, hahahaha!

Gente, eu tinha na geladeira 2 abobrinhas verdes, ralei e reservei, peguei um peito de frango que já havia refogado, e congelado,fatias de presunto, e fiz um molho branco básico. Então foi so fazer o seguinte:

Num refratario, coloquei 1 camada da abobrinha ralada, crua. Cobri com molho branco, sobre ele deitei o frango desfiado. Mais uma camadinha de abobrinha ralada, a ultima, mais molho branco, presunto, tomatinho picado, cebola e pimentão (estavam ja partidos na geladeira por isso usei) e cobri tudo com o restinho do molho branco e levei ao forno por uns 20 minutos ate a abobrinha soltar a agua e secar um pouco, depois de pronto salpiquei um pouquinho de pimenta calabresa por cima por que I ♥ pimenta, né. Tcharammm, e não é que ficou uma delicia?! Super leve e saudavel. Comi com arrozinho branco feito no azeite e só.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Chilli e Guacamole, testando as receitas




Em Janeiro, fiz um "especial" sobre culinária e um pouco da cultura mexicana, nesta sexta testei 2 das receitas que postei, e claro fotografei para registrar e confirmar que é muito bom. Podem fazer sem medo de ser feliz!

Fiz guacamole:

1 cebola pequena cortada em cubinhos
2 abacates pequenos
Suco de 1 limao
Raspas de limao (a gosto)
1 tomate sem semente contado em cubinhos
Salsa e coentro a gosto
Sal e pimenta a gosto
(para quem gosta de apimentado pode usar uma pitada de pimenta Caiena que fica otimo, eu usei a calabresa, pimenta do reino,e um molhinho de pimenta dedo de moça caseiro que tenho)

Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira ate gelar e servir!

E também fiz o Chili:

Ingredientes:

3 xicaras de feijão cozido apenas com sal e escorrido a água
1/2 kg de carne moida
Cebola, alho e pimentão vermelho a gosto
Pimenta vermelha a gosto (pode usar a dedo de moça)
1 folha de louro
1 pouco de cominho em pó
Chili (sim mais pimenta, mas se preferir dose as pimentas ao seu gosto)
1 xicara de molho de tomate
Sal a gosto
Queijo ralado

Preparo:

Amasse o feijão com auxilio de um garfo, deixando alguns grãos inteiros e reserve.
Reforgue a carne ate secar toda agua, junte as especiarias e coloque o molho de tomate com um pouco de agua, adicione o feijão amassado, deixe cozinhar ate virar uma papa grossa, acrescente os grãos q restaram inteiros do feijão.

Coloque em um refratario, cubra com o queijo ralado. Sirva junto com salgadinhos de milho (usei Doritos mesmo,comprados prontos, um picante e um comum)



Bom meu receio eram os sabores serem muito extravagantes para meu humilde paladar, mas óh, guacamole, fica super suave, um creminho delicioso mesmo, e o Chili, nem parece que estamos comendo feijão de monte sem contar que rende demais.
Acompanhados de uma bela cervejinha gelada foi o casamento perfeito.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bobó de camarão




Esta receita é de uma tia minha, eu peguei no auge de minha adolescencia (14 aninhos), naquela época eu já adorava cozinhar.
Portanto, é uma receitinha prática e simples, sei que existem outras receitas de bobó mais sofisticadas. Mas esta é o tipo de receita pra quem nunca se atreveu a trabalhar com camarão,porque este pequeno ser tem todo um truque para que não fique borrachudo,ou mesmo pra quem quer mudar os aromas e sabores da sua cozinha rapidamente, assim, vapt-vupt, como diria o professor Raimundo da escolinha, mais ou menos da mesma epoca da receita.

Para começar, os ingredientes:

Camarão sem casca
caldo de limão
azeite
pimentão,cebola, tomate,tudo picadinho
temperos ao seu gosto (recomendo não faltar pimenta, louro)
mandioca cozida
1 vidro de leite de coco

Bom, devem estar se perguntando, assim tudo sem quantidade? Eu digo que sim, como disse a receita vem de uma tia, e era bem no estilo olhometro. Mas para facilitar um pouco, o meu bobó eu fiz com 1 pacotinho de camarão de 400gr, e 1 de mandioca de 500gr. Ou seja, aproximadamente em proporções iguais.

Primeiro passo:

Jogue agua fervendo no camarão, e escorra rapidamente, depois esprema o caldo do limão (para a minha qtde eu usei 1 limão grande).

Segundo passo:

Enquanto o camarão ta lá no limão, refogue numa panela com o azeite, cebola, pimentão, tomate e os temperos, deixe ate dourar, e acrescente o camarão escorrendo o caldo do limão.
Doure o camarão por uns 2 minutos.

Terceiro passo:

A mandioca cozida deve ser batida no liquidificador, formando um caldo, mais grossinho, então cuidado com a quantidade de agua que for colocar ao bater, porque o bobó tem que ficar como um creme aveludado, e não um caldo hein.

Acrescente este creme sobre os camarões, deixe ferver por uns 2 minutos, e adicione o leite de coco. Miture bem e desligue.

Quarto passo:

Saboreie e prepare-se para suar!


Observações:

1 - O camarão não pode cozinhar por mais de 5 minutos, senão vai virar um chicletinho.

2 - Se tiver como usar azeite de dendê, verá que vai conseguir um sabor todo especial no prato, hoje em dia encontramos em quase todos os supermercados, ficam lá lado a lado com óleos e azeites. O meu adquiri no mercado central de BH.

3- Deixe preparado o creme de mandioca antes de começar a dourar o camarão, assim não corre o risco dele passar do ponto.

4 - Se quiser servir numa moranga, fica lindo, e muito chique. A dica que dou é tire a semente da moranga, preservando a poupa e a tampinha em cima, besunte azeite por dentro dela, envolva em papel alumínio e leve ao forno medio por 1 hora e meia. A polpa da moranga vai estar molinha. ai é so colocar o bobó dentro e enfeitar com uns camarões maiores na borda. Coisa chique e fina hein?!

5 - Não tenha medo de usar o camarão congelado, aquele miudinho mesmo, pode até usar uns dos maiores juntos, mas para o bobó o importante é o sabor.

6 -Ahhh e hoje sim as fotos são do meu bobó, que até gente que diz não comer camarão se deliciou. E eu preparei tomando um delicioso lambrusco, que acabou sem nem eu perceber...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Rondelli pratico de massa de pastel




Eu sempre compro massa de pastel dessas de rolo, porque as danadas são práticas demais. Além do fim a que se destina, dá pra fazer um monte de coisas, lasanhas, entradinhas, docinhos, assados, fritos. E juntando essa versatilidade da massa com uma vontade de variar o cardapio, eu fiz rondelli de frango, e óh ficou muito bom viu, claro que em comparação com uma legitima massa fresca sai perdendo um pouco, mas com a praticidade que se tem, ganha-se e muito.

Pra começar, peguei um peito de frango, e cozinhei somente em agua, depois desfiei e refoguei com cebola, alho,pimentinha e curry, por isso ficou meio amarelinho (use os temperos que voce preferir).

Depois peguei um pedacinho de ricota que tinha na geladeira, e amassei bem com umas 2 colheres de requeijão .(No melhor estilo, reciclagem da geladeira).

Juntei esta pasta ao franguinho refogado, e tive o recheio do meu rondelli.

Depois foi so abrir a massa, e ir recheando meus rolinhos, cortando e coloca-los num pirex.

Faça aquele molhinho de sua preferencia, eu amo branco, mas o marido não curte, então fiz um rosê, e joguei um vermelhinho por cima.

Joga um queijinho ralado e leve ao forno por uns 15 minutos.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Bolerinho de camiseta


Tem uma camiseta basica ai?

Faça um bolerinho com ela, veja como é facil!É so entrar neste site aqui, e seguir o passo a passo em desenho.






http://www.cutoutandkeep.net/projects/tshirt_shrug

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bolo de Banana da Vó Luzia







Jajá terei que nomea-la musa do blog, porque a cada fim de semana juntos é uma supresa mais deliciosa que a outra.Isso sem contar nos bordados belissimos que também merecerão varios posts. Mas a delicia deste fim de semana foi o bolo de banana. E ai? Vai um pedaço?

Ingredientes:

5 ovos
3 xicaras de chá de açucar
3 xicaras de chá de farinha de trigo
1 xicara de cha de maizena
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
1 xicara de chá de leite fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo:
Na batedeira, bater as claras em neve, acrescentar as gemas e o açucar. Ir adicionando lentamente a farinha de trigo,desligar e acrescentar a maizena e o fermento em pó, misturar bem. Depois coloque o leite quente misturado com a margarina.

Nesse tempo, deixe a assadeira preparada com uma calda de açucar caramelado (igual ao do pudim, veja aqui), e forrada por bananas cortadas em fatias na vertical. Antes de colocar a calda e a banana é bom q unte a forma somente com margarina, pra evitar de grudar nas laterais.

Colocar a massa sobre a calda e as bananas e levar para assar até que esteja dourado.

Depois de pronto é so desvirar (vejam a tecnica ninja da Vó luzia na foto), e saborear!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mini- Pizza


Práticas, saborosas, fáceis, vão do lanche em casa até a festinha. Quem não quer uma coisa dessas?

Ingredientes:

2 copos americanos de água morna(360 ml)
1 kg de farinha de trigo sem fermento
2 gemas
8 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de margarina
6 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açucar
2 envelopes de fermento biológico seco
1 colher de sopa rasa de sal

Modo de fazer :

Coloque o fermento com o açucar,num recipiente e misture, coloque um copo de água,e um pouco da farinha de trigo, deixe em local abafado por 10 minutos.
Após acrescente o restante dos ingredientes, e a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa enxuta.A principio mexendo com auxilio de uma colher de pau,e depois qdo estiver mais seca coloque a mão na massa.Trabalhe a massa por uns 10 minutos, sovando e batendo.
Faça uma bola e coloque num recipiente untado com óleo,deixe a massa crecer por 30 minuto.Pegue porções da massa,faça bolinhas, e passe o rolo ,coloque numa assadeira e pré-asse por 5 minutos, em forno pré-aquecido por 10 minutos.Depois pincele um pouco de molho pronto,coloque mussarela, presunto,milho,ou os ingredientes que for do seu gosto, e volte ao forno para terminar de assar, ate ficarem coradas e com o queijo derretido. Caso congele com o recheio dura por 1 mês,sem o recheio,pode congelar por 3 meses.

Receita da comunidade no orkut: Receitas Culinarias.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Salvando celular molhado


Quem nunca deixou o celular ou outro aparelho portatil cair numa poça dagua, pia, ou mesmo (rsrsrsrs) no vaso sanitário???

No site da revista Casa e Jardim tem uma dica sensacional para salva-los do "afogamento".

Voce vai precisar de:

1 recipiente pequeno
1 ou 2 xícaras de arroz
Álcool propílico
1 pano de tecido antiestático

Instruções:
1. A primeira coisa a fazer é separar todas as partes do aparelho, principalmente a bateria. Isso vai permitir que a secagem seja mais rápida. Use o pano antiestático para secar a parte externa de cada peça.

2. Encha uma tigela com arroz e mergulhe os aparelhos nela, cobrindo todas as partes. Mantenha-os assim de um dia para o outro.

3. Pela manhã, as peças deverão estar quase secas, mas, para ter certeza de que removeu toda a água, mergulhe-as no álcool propílico.

4. Deixe o aparelho de 1 a 3 dias em um ambiente seco, com temperatura moderada e baixa umidade. Depois disso, você provavelmente poderá ligar a peça e usá-la normalmente.

Sensacional né?

Veja a reportagem original aqui.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Bolinho de bacalhau


Sobrou bacalhau, e eu igual louca atrás de uma receita fácil e com grande chances de dar certo, entre muitas que achei, escolhi esta da culinarista Luzinete Veiga. Agora é so por a mão na massa!



500g de bacalhau demolhado aferventado e desfiado
500g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes
2 colheres (sopa) de azeite
2 ovos (clara em neve)
1 sachê de tempero para peixe
½ xícara (chá) de cheiro-verde picado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com o bacalhau e passe-as pelo espremedor. Misture as gemas, o peixe e os demais ingredientes. Por último, adicione o fermento em pó e as claras em neve. Misture levemente. Frite em óleo quente. Se fizer sem as claras, dá pra modelar como croquete.


Obs.: A imagem ainda não são dos meus, esta foi "pescada" no google.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Capelletti in Brodo (sopa de capelletti)


Hoje em dia encontramos em qualquer supermercado, uma variedade de capellettis, uns de massa fresca outros de seca. Não são os mais saborosos, mas para se fazer in brodo ficam otimos.

Seguem 2 receitas para aproveita-los e aquecer um pouquinho nesse frio que se aproxima.

Receita 1:

Ingredientes:
1/4 xícara de azeite
600 g de músculo
3 dentes de alho picado
1 cebola grande picada
2 talos de salsão em pedaços
1 cenoura em pedaços
2 envelopes de caldo de carne
1 1/2 litro de água fervente
Sal
Pimenta do reino branca (opcional)
300 g de capeletti de carne (massa fresca)
150 g de queijo parmesão (em lascas)

Preparo:

* Aqueça o azeite e doure a carne por igual, acrescente o alho, a cebola, o salsão, a cenoura, os envelopes de caldo de carne e a água fervente.
* Tempere com sal a gosto e cozinhe em uma panela de pressão por 30 minutos.
* Passe o brodo por uma peneira e volte ao fogo.
* Junte o capeletti e cozinhe por mais 5 minutos.
* Sirva com o parmesão em lascas e fatias de pão italiano

Receita 2:
Ingredientes:
2 litros de água
1 cebola pequena, cortada em 4 partes iguais
1 cenoura média, em rodelas
1 talo de salsão picado
4 envelopes de sazon galinha
400g de capeletti (frango, carne)

Preparo:

* Em uma panela grande, coloque a água, a cebola, a cenoura e o salsão, e tempere com o sazon.
* Misture bem e deixe cozinhar, em fogo alto, com a panela semi-tampada, por 20 minutos após o início da fervura.
* Espere amornar, transfira para o copo do liqüidificador e bata até que fique homogêneo.
* Volte à panela e leve novamente para cozinhar em fogo alto.
* Ao abrir fervura, junte o capeletti e cozinhe, com a panela semi-tampada, por 10 minutos, ou até que a massa esteja al dente.
* Retire do fogo e sirva em seguida.


Se não tiver salsão, use outro legume de sua preferencia.