terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bolo de fubá no microondas



É gente, o bichinho lá em casa tem trabalhado bastante!


1 xícara(chá)de leite morno
1 xícara(chá)de farinha de trigo
1 xícara(chá)de açúcar
1 xícara(chá)de fubá
1/2 xícara(chá)de margarina
2 ovos
1 colher(sopa)de fermento em pó
açúcar e canela para polvilhar a fôrma.

Bata o leite,a farinha,o açúcar,o fubá,a margarina e os ovos.
Coloque o fermento e dê uma leve batida,só pra misturar.
Coloque na fôrma própria para microondas untada com margarina e polvilhada com açúcar e canela misturados.
Despeje a massa, pode se colocar pedaços de goiabada passados em farinha de trigo ou usar 1 colher de sopa de erva-doce (foi o que eu usei) leve ao microondas por 7 minutos na potência alta.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Panquecas




Uma receita super antiga, do meu primeiro caderninho de receitas, que hoje virou uma pasta catalogo!

Como dizem, a prática faz a perfeição né? Lembro das primeiras vezes que fiz a panqueca e ficava uma massa grossa, quase um omelete enrolado (risos!).
Mas agora já posso me encher de orgulho e dizer que saem fininhas. Para terem uma ideia, antes 1 receita dessa rendia 12 panquecas, e dessa vez fiz metade da massa e deram 10 panquecas.(uso uma frigideira media)

Ingredientes:

1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de fermento em pó
sal/temperos a gosto

Bater tudo no liquidificador.

Aquecer uma frigideira anti-aderente e despejar uma pequena quantidade, no centro e fazer o liquido correr até a borda, dourou de um lado, virou, reservou. Depois é so rechear enrolar e servir com um molho de sua preferencia.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Frango Assado no Microondas



Venci mais um preconceito, afinal para mim, frango no microondas ficaria uma coisa branca e insossa. E não é que ficou douradinho, molhadinho, delicioso??? Já estou pensando seriamente em assar as aves grandes do Natal e Reveillon no microondas.

FRANGO ASSADO NO MICROONDAS
Ingredientes

1, 5 kg de frango (ave inteira) (tempere de véspera!)
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de alho picado
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 caldos de galinha concentrados

Modo de Preparo

1. Retire os miúdos de dentro do frango.

2. Tempere-o com suco de limão, alho e deixe algumas horas no tempero, dentro da geladeira.

3. Retire do tempero, seque bem, coloque num recipiente e leve ao forno microondas por 10 minutos na potência média máxima.

4. Reduza para a potência média e asse por mais 20 a 30 minutos, até que a carne perto do osso não esteja mais rosada.

5. Num recipiente pequeno, coloque a margarina, o molho de soja e leve ao forno por 1 a 2 minutos na potência máxima, para a margarina amolecer e o molho aquecer.

6. Coloque o caldo de frango e misture bem.

7. Pincele sobre o frango e volte ao forno por 2 a 3 minutos na potência máxima.


A unica diferença na execução da receita, é que meu frango era à passarinho e já temperado.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Baked Potato no microondas - Batatas recheadas





Quem quer uma receita fácil levanta a mão!!!!

o/


Muito, mas muito fácil, porém sem deixar de ser deliciosa. Mais uma vez resolvi atacar o microondas e dessa vez com as famosas batatas recheadas (aquelas tipo de shopping).

Comece escolhendo as batatas, eu peguei as mais enormes que vi. Lavei bem, e fiz furinhos com o garfo em todas elas. Feito isso leve ao microondas forrado com papel toalha (pode ser num refratário ou caso voce tenha na vasilha propria para cozimento de batatas)por 5 minutos, vire e deixe mais 5 minutos. Depois desse tempo, embrulhe as batatas uma a uma em papel alumínio e deixe descansar por mais 10 minutos. Cave uma caminha nas batatas e recheie a seu gosto.

As minhas foram recheadas com estrogonofe de carne, e um creme de beringela com bacon e queijo.

Salpique um queijo ralado por cima e leve ao micro para derreter (2 a 3 minutos).

Importante: Como fiz 4 batatas GIGANTESCAS de uma só vez, foram necessários mais 5 minutos no cozimento.
Reserve a batata retirada quando cavada, dá para se fazer salada tipo maionese,pure, engrossar sopas, enfim, não vai jogar fora né?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bolo de chocolate com mousse de maracujá



Foi niver da minha mãe, e eu fiz um bolo para ela, seguindo a mesma ideia do bolo de bis, massa de chocolate, cobertura de brigadeiro e decorando desta vez com bolachas amanteigadas de chocolate, e para quebrar toda essa "doçura", recheiei com mousse de maracujá. Ficou delicioso, pena que esqueci de tirar foto dele cortado!

A massa comprei mistura pronta de chocolate. E a mousse foi o seguinte:

1 lata de leite condensado,1 de creme de leite, e 1 saquinho de suco de maracujá (pó). Bati tudo no liquidificador, e coloquei sobre metade do bolo, que já estava frio e regado com refrigerante, mantive-o dentro da forma e levei a geladeira até endurecer, depois disso, coloquei a outra metade sobre o recheio e reguei com bastante refrigerante também. Ai foi so fazer aquele brigadeiro esperto e molinho e cobrir o bolo, e depois decorar.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tulipinhas again!



Nasceu mais uma bebezinha e mais um vasinho de tulipas para presentear.

Este o vaso fiz utilizando uma caixa de suco! Gostei do resultado também!

Não viu o passo a passo? Veja-o aqui.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Saia para árvore de natal



Sim meu povo, minha casa já está toda decorada para o natal!
Só que desde o ano passado eu queria uma saia para colocar nos pés da minha árvore, e este ano, vendo os preços nas lojas desisti, e resolvi fazer usando TNT mesmo, medi a largura que queria e cortei o circulo dando o acabamento em volta com TNT verde, eu adorei o resultado, e acho que como o TNT tá novinho e bem durinho ficou bem legal!

Ah gente e gastei menos de 3 reais! Foram 1,30m de TNT vermelho e 0,50cm de TNT verde.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Colares II





Lembram dos meus colares feitos com trico de dedo?

Resolvi enfeita-los com flor de fuxico e prender com alfinete de forma que a pessoa possa usar tanto no colar, como em uma blusa, bolsa... enfim, onde quiser!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Homus, não muito tradicional




Não muito tradicional porque quem conhece e adora comida árabe, sabe que no homus (aquela pastinha de grão de bico) leva tahine em sua composição. Mas como eu precisava desesperadamente comer isso na sexta, fiz sem o tahine, ficou muito bom, quase como o original.

A receita (original):

Ingredientes

250 gr de grão-de-bico
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colheres (sobremesa) de sal
4 dentes de alho amassado(s)
3 colheres (sopa) de tahine


Deixe o grão-de -bico de molho de um dia para outro. Depois, cozinhe-o deixando cêrca de 15 minutos em água fervente. Escorra a água, reservando uma xícara desta água. Esfregue os grãos, uns contra os outros, removendo o máximo possível das cascas. Use um multiprocessador (módulo de lâmina dupla) e bata os grãos, o limão, o alho, e parte da água do cozimento. Se ficar muito denso, acrescente mais água do cozimento ou água fria comum. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê (sem partículas sólidas). Acrescente o sal e o Tahine e processe novamente. Passe para o recipiente que vai servir (sirva frio) acrescente salsinha bem picada, regue com azeite, e sirva com pão Sírio.


Como eu fiz:

Usei as mesmas medidas acima, exceto do alho, coloquei apenas um dente, e sem o tahine.

O grão de bico, devido a urgência (das minhas lombrigas), não foi colocado de molho na véspera, portando levou mais tempo na panela de pressão pra cozinhar, coisa de 30 minutos.

Usei o pulsar do liquidificador até conseguir a textura pastosa (preguiça de montar e lavar o processador), reguei com bastante azeite e hortelã fresquinho picadinho.

Fiz também kibe cru e kibe assado para seguir na "linha" árabe.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bolinho de... Risoto!!!!!




Risoto no dia seguinte ninguém merece né?
Então que tal transforma-los em deliciosos bolinhos, isso mesmo, bolinhos!!! Basta pegar o grudentinho gelado, fazer bolinhas e passar na farinha de rosca, depois de fritos, ficam assim, nascidos para ser bolinho!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Brigadeirão no microondas



Testando receitas...

3 ovos
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara de chá de chocolate em pó


Bata tudo no liquidificador e unte a forma de pudim de microondas com manteiga. Coloque dez minutos na potência alta,espere esfriar desenforme e polvilhe com chocolate granulado.

Gostei, mas ficou muito doce pro meu paladar. Também deu uma grudadinha no fundo da forma, ficando disforme quando desmontado.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ossobuco ao vinho



O Ossobuco é um prato tradicional italiano da região da Lombardia, em especial da cidade de Milão.Significa literalmente "Osso (com) buraco. A explicação desta designação é simples: no norte da Itália (região da Lombardia) o chambão (perna) de vitela ou vaca é cortado às rodelas juntamente com os ossos. Cada rodela tem no centro um bocado de osso em forma de tubo. No "buraco" encontra-se o tutano que não deve ser retirado.

Esta é a definição dada pela internet. A minha definição de ossobuco seria: UM TREM DANADO DE BOM!!!!

E para fazer o meu ossobuco, dei uma pesquisada rápida, mais para saber o tempo de cozimento e procedi da seguinte forma:

Peguei as rodelas de carne e deixei marinar por 1h em vinho tinto, cebola ralada, alho, sal e pimenta do reino.

Feito isso levei a panela de pressão, acomodando bem as rodelas ao fundo e usando todo caldo da marinada (cerca de 250 ml de vinho), e completei com agua ate que estivessem todas cobertas, coloquei uma folhinha de louro e deixei cozinhar por 45 minutos.

Para acompanhar, arroz branco, salada e batatas fritas na margarina (sim exagerei nas calorias, mas garanto que compensou).

Minhas considerações;

- Deveria ter aberto na metade do cozimento para checar a quantidade de agua, pois deu uma leve grudadinha no fundo.
- Deveria ter amarrado as rodelinhas para não perderem o formato chiquetoso.
- Deveria ter feito mais 1 hora de bicicleta para compensar as calorias ingeridas!!!

Ficou divino, com certeza haverá repeteco e eu seguirei essas minhas considerações finais!