quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cabeça de porco recheada





Um sábado assistindo o programa Globo Rural, passou essa inusitada receita, fui comentar com uma amiga minha, e a mãe dela também havia assistido, e estavam loucos para fazer.

A receita com video você encontra aqui no site do programa .

É inusitado, mas eu, que adoro uma comida digamos "rústica" fiquei salivando só de ver, e para me atentar ainda mais, os pais da minha amiga fizeram e ela fez questão de me torturar mandando as fotos. O senhor que aparece nas fotos é o pai dela, o sr. Jair Fagiani, que atacou de "Ivo Pitanguy", e executou o desossamento e reconstrução da cabeça do porco.

INGREDIENTES:
1 cabeça de porco
1 kg de miúdos de porco
1 xícara e meia de farinha de mandioca
1 xícara de óleo
1 xícara de vinagre
2 cebolas picadas
1 cabeça de alho
Pimenta do reino, sal e cheiro verde a gosto






MODO DE PREPARO:

O primeiro passo é cozinhar os miúdos, como fígado e pulmão. Eles vão para a panela com água, sal e três dentes de alho. Misture tudo e tampe. Em seguida, tire o couro da cabeça do porco com uma faca bem afiada. O segredo é fazer cortes pequenos para não furar a pele. Redobre a atenção na região do focinho. Depois de retirado, o couro precisa ser lavado. Retire os ouvidos e raspe em torno da boca para retirar toda a sujeira.

Numa forma, coloque três dentes de alho, o vinagre, sal e pimenta a gosto. Nesse tempero, o couro deve ficar por pelo menos duas horas. Enquanto isso, prepare o recheio da cabeça de porco, a farofa de miúdos. Depois de 40 minutos na panela, as carnes estão cozidas. Retire-as do fogo, pique em pedaços pequenos e leve a uma panela com 1 xícara de óleo. Deixe aquecer e acrescente mais três dentes de alho e as duas cebolas picadas. Depois, a pimenta e o cheiro verde. Os miúdos vão para a panela no final, aí é só mexer, tampar e deixar no fogo por 15 minutos.

A farinha de mandioca crua é o último ingrediente da farofa e só é acrescentada com o fogo apagado para não empelotar. A farofa tem que ficar bem úmida.

Costure toda a cabeça do porco, coloque o recheio pela boca e costure também. A cabeça vai para uma forma e é regada com óleo. A forma vai para dentro do forno a lenha e depois de uma hora o assado está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário