terça-feira, 31 de maio de 2011

Rabada com agrião e polenta




Sexta-feira, um friozinho danado, eu resolvi atacar de rabada. Já havia feito outras vezes, mas com mandioca, fica muito bom também, mas eu queria a tradicional, com agrião e polenta, e foi minha melhor escolha.Inigualável o sabor!

Peguei a receita na comunidade Culinaria Receitas.


1 a 1 kg e meio de rabo,cortado e limpo.
1 maço de agrião
Fubá para polenta

Coloque o rabo para cozinhar com agua e 1 folha de louro por uns 30 minutos (não é na pressão).

Retire os rabos da agua do cozimento, reserve-a para fazer a polenta (dica preciosissima, a polenta fica muito saborosa)
.
Em uma panela de pressão, coloque 1 cebola grande fatiada em 2 colheres de óleo e 2 dentes de alhos picados, refogue, junte os rabos pré-cozidos, frite-os muito bem, junte temperos pronto ou caseiro, 5 folhas de manjericão frescas, 1 colher (chá) de colorau, 1 sachê de molho pronto e 1/2 litro de agua quente, feche a panela e deixe cozinhar uns 40 a 50 minutos, o ideal é que a carne esteja bem molinha, soltando dos ossos.
Abra, acerte o sal, junte 1 maço de agrião lavado,deixe até ele murchar.

A polenta:

Em uma panela aqueça 1 colher de (sopa) de manteiga e 1 de azeite, frite 1 alho bem picadinho, junte orégano, a água do cozimento dos rabos (que foi reservada), acerte o sal, quando ferver junte fubá diluido em água fria o suficiente para fazer a polenta, deixe cozinhar.

Aproveitando a ocasião eu usei minhas panela de barro.

Cozinhei a rabada na pressão, e no fim, na hora de adicionar o agrião eu transferi para a panela de barro.

A polenta já fiz direto na minha lindinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário