segunda-feira, 28 de março de 2011

Suflê de repolho (com salsicha)



A receita básica não precisa colocar salsicha, mas sou fominha e coloquei, ficou excelente.

300 g de repolho picado bem fininho
1 copo de leite
2 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
cebola, alho, sal, pimentas a gosto
Queijo ralado para gratinar

Refogue repolho em meia colher de margarina com a cebola, alho e sal coloque num refratário e reserve.Refoguei as salsichas picadas junto.

Bata as claras em neve e reserve.

Misture o leite, farinha e as gemas e leve ao fogo até engrossar, desligue e misture suavemente as claras em neve, despeje sobre o repolho, jogue queijo ralado a gosto, e leve ao forno até dourar.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Conhecendo os membros/seguidores - Raimundo - Blog Arte & Saladas


Este é o Raimundo e abaixo suas lindissimas saladas!



À partir de hoje, todas as sextas-feiras, postarei sobre os membros seguidores, caso tenham blog próprio os postarei aqui, caso somente sigam, escolherei "o ou os" que tiverem mais coisas interessantes.

Hoje, vou começar pelo Raimundo, do blog Arte & Saladas, ontem cliquei no perfil dele, e fui visitar o blog, gente, quase cai dura para trás de tão lindas que são as saladas, deste que se intitula humildemente como "saladeiro", eu diria ARTISTA e de mão cheia!
Vale (e muito) a pena passar no blog para conferir as saladas dele, e o melhor meu povo e minha pova, são todas saladas lindamente decoradas que com um pouco de boa vontade podemos tentar reproduzir em casa, pois o Raimundo disponibiliza as receitas.


As imagens são apenas um aperitivo do que você vai encontrar lá.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bifinho,hamburguinho, bolinho de atum



Fácil, fácil, fácil!

2 ou 3 batatas medias cozidas e amassadas
1 lata de atum escorrida
1 a 2 colheres de farinha de trigo
azeitona picadinha a gosto
cebola, alho, cheiro verde a gosto
sal e pimenta a gosto

Misture todos os ingredientes até a massa ficar num ponto que dê para manipular (quase o ponto de um bolinho de arroz em que usamos colher para modelar).
As batatas e a farinha de trigo, vá colocando ate chegar este ponto. No meu, acho que por causa das batatas estarem bem umidas, foram 2 colheres de sopa de farinha de trigo.
Depois de tudo misturado, unte um refratário (usei azeite o que já deu um sabor muito bom), e modele bolinhas e achate com as mãos, formando os bifinhos/hamburguinhos. Leve ao forno de 15 a 20 minutos até dourarem bem a parte de baixo, o que vai facilitar na hora de virar pois a massa é bem molinha, vire e deixe mais uns 10 minutos.
Você pode fazer bolinhas também, como almondegas, porém a área de contato com o refratário será menor e ele ficará menos douradinho.

Pronto, pode servir assim mesmo.
Para incrementar eu fiz um molho de tomates e ervilhas e joguei um queijinho Minas ralado.


Receita retirada da Comunidade Culinária Receitas, do orkut.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Panela de barro



Gente, ganhei um conjuntinho de panelas de barro.Agora para eu me tornar a pessoa mais feliz do mundo, so me faltam umas panelas de pedra, uns tachos cobre e um belo fogão de lenha.

Para estreiar a panelinha fiz uma vaca atolada, ficou divino, não sei se sofro de um efeito placebo, mas até o gostinho ficou melhor.

Minha vaca atolada é simples, vai somente a costela bovina e a mandioca, com bastante cheiro verde.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Porta copos de tampinha




Tampinha de garrafa é uma coisa que não falta la em casa. Então resolvi reaproveita-las fazendo porta copos, porque eu odeio as marcas dos respectivos copos nos moveis.

Para fazer é muito fácil, retalhinho de tecido, tampinhas, linhas e paciencia, e assim passei meu carnaval, FUXICANDO. É só cobrir as tampinhas com o bom e velho fuxico.

Esta idea também serve para fazer apoio para panelas.



P.s.: Passei agora ali no Superziper, e no dia 14/03 elas também postaram um projeto igual, vejam que lindo a montagem.

Saladinha basica de legumes


Essa saladinha quem me enviou foi meu mano querido, o Rafael. Ele e a esposa estão em penitencia pela quaresma, mas adoram nos fins de semana preparar algumas porções, então para não sairem do que queriam optaram por saladas, mas não deixa de ser uma otima ideia para outras ocasiões né? Afinal para que complicar se a vida pode ser saborosamente simples!

Legumes temperados com azeite e tempero de pacotinho (o do amor), para acompanhar um delicioso provolone.

Ta certo que a saudade ajuda, mas olha, eu fiquei meio que lambendo a tela por causa da salada de legumes. kkkkkk

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sopa de cebola gratinada


Sopa de cebola, as de saquinho, são minhas companheiras, quase nunca as degusto como tal, sempre como um tempero para carnes, aves, patês. Mas esta original, feita com a cebola mesmo, é literalmente de CHORAR de tão deliciosa que fica.

1 kg de cebola em rodelas finas
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de açucar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1,5 litro de água
2 cubos de caldo de frango
1 xicara de chá de vinho branco seco
fatias de pão italiano, ou outro com casca mais grossa, torrados
queijo parmesão e prato ou mussarela para gratinar


Doure as cebolas no azeite, quando ela murchar acrescente a 1/2 colher de chá de açucar, deixe dourar bem, quando estiver dourada e formando uma crostinha no fundo da panela, coloque o vinho, espere evaporar, adicione as 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mecha bem, coloque em seguida o caldo de frango bem quente, mexa bem e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Vai ficar um caldinho espesso.
Coloque em uma sopeira, ou refratário fundo, cubra com as fatias de pão e o queijo ralado, leve ao forno até que o queijo derreta, sirva bem quente.

Garanto que até quem não gosta de cebola vai gostar desta receita, não fica com o sabor forte da cebola.

terça-feira, 1 de março de 2011

Meu macarrão à primavera


Uma ótima sugestão para os dias quentes, quem vai a praia, sitio, ou mesmo só quer algo gostoso, mas prático para preparar.
Receita dada pela Ana Maria Braga no Mais Você, quem quiser dar uma olhada tem varios outros tipos de molhos diferentes.

500 g de mussarela de búfala picada
- 500 g de tomates maduros cortados em cubos médios
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
- 5 ou 6 dentes de alho cortados ao meio sem o miolo
- Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
- Salsinha picada a gosto
- 2 copos (tipo americano) de azeite
- 500 g de macarrão parafuso

Junte todos esses ingredientes e deixe curtindo na geladeira por no minimo 3 horas, exceto o macarrão, depois basta juntar ao macarrão cozido.

Olha que legal, você pode deixar o molhinho curtindo de um dia pro outro, e so cozinhar o macarrão no dia, trabalho quase zero!

No meu, como podem observar na foto, coloquei umas salsichas em conservas picadas junto aos tomates para marinar, e também em vez da mussarela de bufala, usei ricota mesmo.

Fresquinho, saboroso e rápido.