terça-feira, 31 de maio de 2011

Rabada com agrião e polenta




Sexta-feira, um friozinho danado, eu resolvi atacar de rabada. Já havia feito outras vezes, mas com mandioca, fica muito bom também, mas eu queria a tradicional, com agrião e polenta, e foi minha melhor escolha.Inigualável o sabor!

Peguei a receita na comunidade Culinaria Receitas.


1 a 1 kg e meio de rabo,cortado e limpo.
1 maço de agrião
Fubá para polenta

Coloque o rabo para cozinhar com agua e 1 folha de louro por uns 30 minutos (não é na pressão).

Retire os rabos da agua do cozimento, reserve-a para fazer a polenta (dica preciosissima, a polenta fica muito saborosa)
.
Em uma panela de pressão, coloque 1 cebola grande fatiada em 2 colheres de óleo e 2 dentes de alhos picados, refogue, junte os rabos pré-cozidos, frite-os muito bem, junte temperos pronto ou caseiro, 5 folhas de manjericão frescas, 1 colher (chá) de colorau, 1 sachê de molho pronto e 1/2 litro de agua quente, feche a panela e deixe cozinhar uns 40 a 50 minutos, o ideal é que a carne esteja bem molinha, soltando dos ossos.
Abra, acerte o sal, junte 1 maço de agrião lavado,deixe até ele murchar.

A polenta:

Em uma panela aqueça 1 colher de (sopa) de manteiga e 1 de azeite, frite 1 alho bem picadinho, junte orégano, a água do cozimento dos rabos (que foi reservada), acerte o sal, quando ferver junte fubá diluido em água fria o suficiente para fazer a polenta, deixe cozinhar.

Aproveitando a ocasião eu usei minhas panela de barro.

Cozinhei a rabada na pressão, e no fim, na hora de adicionar o agrião eu transferi para a panela de barro.

A polenta já fiz direto na minha lindinha.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Peito de frango ao molho de mostarda e alecrim



Porque nem só de comida engordiet eu vivo!


Peguei os filezinhos de peito de frango e temperei com um pouquinho de limão, pimenta do reino e sal. Deixei uns 15 minutinhos so pro gostinho adentrar. E em uma frigideira, coloquei um fiozinho de azeite, deixei aquecer e coloquei um galhozinho de alecrim, desfolhadinho, deixei ele soltar o aroma e deitei os filezinhos. Dourei de um lado e do outro. No finalzinho quando já estavam bem passados, retirei-os e coloquei na frigideira, sobre aquela "rapinha" que tradicionalmente dá quando passamos bifes, 2 colheres de mostarda, e um pouquinho de agua pra desgrudar, deixei ferver pra apurar o gosto, e voltei o filezinho, e pronto, uma delicia!

Para acompanhar, saladinha de cenoura e alface, e um purezinho de batatas doces.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dica para substituir docinhos em festas infantis


Bolo, refrigerante, docinhos, dão o tom das festas infantis não é mesmo?

Eu ainda achava que os docinhos eram imprencindiveis, e que as crianças iriam m-o-r-r-e-e-e-r pela falta deles.

Pois bem ai vem minha cunhada e me comprova que sim é possivel uma festa sem docinhos, e o melhor as crianças adoraram!

Foi aniversário de um aninho da minha sobrinha mais nova, e para economizar no tempo e trabalho ela optou por não fazer docinhos, e disse que ia fazer gelatinas nos copinhos.

Além do visual lindo,colorido, tudo a ver com festa infantil, a criançada se jogou na gelatina (e eu também)!

E a praticidade minha gente??? Sem contar que é mais saudável do que os açucarados docinhos né?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tortinha de banana express



Bom, depois do meu "churrasco" na panela de pressão, eu ainda fiz uma sobremesa rapidinha, bem gostosinha.

Bati no liquidificador 1/2 pacote de biscoito Maria, até virar uma farofinha fininha, misturei margarina e 2 colheres de achocolatado, ate dar ponto de forrar a forma.

Cortei bananas no sentido do comprimento, e reguei tudo com leite condensado. Ai foi so levar ao forno para o leite condensado virar aquele creminho delicia e dourar.

Pronto só isso! Não falei que era rapidinha?

Se quiser você pode fazer individuais assando em forminhas de empada.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Churrasco" na panela de pressão

No prato com vinagrete e salada de alface, humm que fome


Saido da panela, usei costela bovina, paleta suina e linguiça!


Tem uma receita famoserrima de churrasco de pescador, que foi dada na Ana Maria Braga a tempos, que so coloca a carne e linguiça, e leva na pressão. Semana passada a Ana novamente deu uma receita parecida esta porém vai carvão junto, o que confere um gostinho de churrasco.

A receita do site:

* carvão vegetal (+/- 6 pedaços)
* ervas frescas de sua preferência (tomilho, louro, sálvia, alecrim)
* 4 gomos de lingüiça
* 3 sobrecoxas de frango
* sal grosso ou o tempero seco que preferir
* 4 espetinhos que desejar (coração de frango, batata calabresa, cebola em cubos grandes

modo de preparo

1º - Pegue carvão vegetal (+/- 6 pedaços) e ervas frescas de sua preferência e embrulhe-os com papel alumínio, bem fechado. Coloque este embrulho no fundo de uma panela de pressão (4,5 litros).
Para um churrasco completo:

2º - Sobre este papel alumínio coloque:

* ao redor da panela (encostando na lateral) 4 gomos de lingüiça, no centro do papel alumínio coloque 3 sobrecoxas de frango, temperadas com sal grosso ou o tempero que preferir. 3º - Ligue o fogo BAIXO, feche a panela de pressão e conte 20 minutos após pegar pressão.

4º - Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as lingüiças.
Deixe as sobrecoxas, encoste-as na lateral da panela e coloque os espetinhos que desejar

* 1 espetinho de coração de frango
* 1 espetinho de batata calabresa
* 1 espetinho de cebola em cubos grandes 5º - Volte a panela ao fogo BAIXO, feche a panela de pressão e conte 15 minutos após pegar pressão.

6º - Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire os espetinhos e as sobrecoxas.

7º - Coloque sobre o papel alumínio 500 g de picanha (ou maminha ou contra-filé) temperada com sal grosso, volte a panela ao fogo BAIXO, feche e conte 20 minutos após pegar pressão.

8º - Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a, retire a carne.
DICAS

* Após fazer este churrasco, resfrie a panela para repetir o churrasco.
* Não use a panela de pressão por mais de 2 horas seguidas. Dê este descanso.
* Nunca use a panela de pressão em fogo alto.

Passa lá e veja também o video do preparo.

E as fotos são do meu churrasquinho de panela, gostei, ficou saboroso, com gostinho de churrasco mesmo, porem enfumaçou demais minha cozinha.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os tricôs





Fui tricotar, e finalizei meus projetos com as lãs que havia comprado.

Pras sobrinhas fiz os cachecois e polainas.E pra mim uma maxi gola inpirada nesta aqui do Superziper.




Sobre a dengue vale lembrar:


A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Almondegas de frango ao molho de queijo, da Márcia




Essa não fui eu que fiz, mas minha amiga Márcia fez, e acabou de me mandar as fotos. Vejam bem, são 11:37 da matina, eu morrendo de fome, a danada me manda isso pra provocar!

Baseada na mistura de frango moido + sopa de cebola, como do rocambole de frango, ela misturou e modelou almondegas, feito isso, passou as lindezas na farinha de rosca e fritou. Depois ela preparou o molho de queijo a seguir:

"fiz um pouco de molho só com molho de tomate(bem pouquinho), creme de leite, oregano, sal e muzarela."


Bom agora ela tá lá comendo essa delícia, e eu estou aqui babando, esperando a marmita esquentar, vida de peão não é fácil. Rs!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Paella à marinera




Ai como estou chique!

Você já olhou na parte de peixes do seu supermercado com carinho???

Gente, achei um kit paella, vem com camarões,lulas,polvos e mexilhões, e também um um sachê de tempero que deve ser algo tipo sazon com açafrão.

Mas vamos lá.

Emoções à parte com o achado, separei cada item, e fui dourando no azeite separadamente, deixando o camarão separado. Feito isso, acrescentei 1 copo e 1/2 de arroz, açafrão, e o tempero que dilui em agua e coloquei pra ferver, e foi só esperar a agua secar, no finalzinho coloquei os camarões sobre a paella e abafei pra cozer somente no vapor. Hummmm!!!!!!!!!! E o cheirinho de mar! E o GOSTINHO de comida de praia. Ai gente, morri.



Obvio que se você tiver facilidade pode comprar os ingredientes separados e preparar a paella a seu gosto, mas para quem está longe do mar e de seus deliciosos frutos foi uma otima pedida o tal kit paella.

Na próxima eu comprarei mais camarões (amo!) e colocarei mais açafrão, pra ficar bemm amarelinho!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tapioca



Em 2009 quando estive na Bahia, e passei uma semana inteirinha comendo tapioca no café da manhã, obvio que fiquei com gostinho de quero mais, e lá mesmo no aeroporto, vendiam a goma para tapioca, comprei, conversei com senhora que vendia que me ensinou muito prontamente como preparar pra não quebrar ou ficar dura.

E esses dias passeando aqui no supermercado, eis que me deparo com um pacotinho de tapioca, e melhor não precisa acrescentar água, ja vem prontinho pra jogar na frigideira e deliciar-se!

A maioria de nós turistas conhecemos as tapiocas doces, recheadas com misturas de alguma coisa com leite condensado, eu ja preferi a simples, a tradicional tapioca com manteiga,hummm, e foi assim que preparei as minhas!

Para faze-la, basta aquecer a frigideira (melhor que seja antiaderente), e com ajuda de uma peneira ir passando a goma, até forrar todo fundo, ela vai começar a desgrudar pelas bordas ai é so virar, colocar seu recheio e dobrar as bordas para dentro.

Como eu já havia comido a tapioca tradicional, posso dizer que esta que comprei foi nota 10, não deixou nada a desejar!